Páginas

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Fibromialgia e Depressão

Porque o diagnóstico precoce da depressão é importante em pacientes com fibromialgia

Fibromialgia e depressão frequentemente andam de mãos dadas, pois perto de 90% dos que sofrem de fibromialgia terão sintomas depressivos em um ponto, e até 86% dos pacientes poderão acabar com transtorno depressivo maior, ou TDM. Em cerca de um terço dos casos de fibromialgia, os pacientes estão deprimidos no momento do diagnóstico, por isso pode ser difícil determinar qual transtorno veio em primeiro lugar.

Embora os sintomas físicos sejam provavelmente os mais proeminentes quando se tem fibromialgia, é importante não ignorar os sintomas emocionais que vêm com ela e se preparar para fazer algumas alterações ao seu plano de tratamento a fim de restaurar o equilíbrio e recuperar o controle.


Sintomas Precoces Comuns de Depressão

Se você puder tratar os sintomas depressivos imediatamente, pode evitar muitas consequências desconfortáveis ​​para sua vida familiar e profissional. Preste atenção para para estes indicativos comuns de depressão na fibromialgia:
  • Energia anormalmente baixa
  • Irritabilidade e culpa
  • Ansiedade que não vai embora
  • Insegurança e um sentimento de impotência
  • Perda de interesse em atividades que você costumava gostar
Existem diferentes tipos de depressão que podem afetar quem sofre de fibromialgia. A depressão clínica é grave e dura por semanas ou meses, enquanto o transtorno bipolar e o transtorno afetivo sazonal (TAS) são mais esporádicos e podem ser difíceis de prever.

Como a ansiedade e a depressão agravam a fibromialgia

Embora a tristeza severa e vazio da depressão possam ser difíceis de lidar, a tensão, a preocupação e o nervosismo que distinguem um transtorno de ansiedade podem ser igualmente prejudiciais para pacientes com fibromialgia.

Especialistas acreditam que tanto a depressão quanto a ansiedade podem afetar a forma como o cérebro percebe a dor, causando sensações dolorosas maiores ou mais continuadas. Anormalidades no sistema nervoso simpático podem ser responsáveis por esta maior sensibilidade à dor em pacientes com fibromialgia, e somadas ao nervosismo, à preocupação e insegurança geral, podem tornar esse desconforto um fardo pesado.

Em última análise, é mais difícil para as pessoas que sofrem de ansiedade e depressão lidar com os fatores de estresse que vêm com fibromialgia, o que torna o tratamento direcionado para a ansiedade muito importante. Se a depressão e a ansiedade são deixadas sem tratamento, um paciente quase certamente perderá o controle sobre seus sintomas e seus impactos na vida familiar, responsabilidades de trabalho e obrigações financeiras.

Os melhores tratamentos para a depressão e ansiedade na fibromialgia

Depressão e ansiedade podem assumir diferentes formas em pessoas diferentes, mas o estresse parece ser um gatilho universal. Quando uma sobrecarga de estresse físico e emocional agrava os sintomas depressivos, alguns tratamentos mais eficazes para a depressão na fibromialgia visam aliviar o estresse persistente:
  • Tratamentos de relaxamento como massagem, balneoterapia e meditação guiada podem diminuir a dor e a tensão muscular e ao mesmo tempo aliviar a tensão emocional.
  • Biofeedback pode efetivamente acalmar a mente e o corpo, ensinando-lhe como controlar seus próprios processos fisiológicos.
  • Terapia comportamental cognitiva para problemas de sono pode ajudar a diminuir a fadiga implacável da fibromialgia. Um sono melhor à noite pode afetar diretamente o humor, conforto e mobilidade no dia seguinte.
Em certos casos, a medicação antidepressiva pode ajudar a aliviar alguns sintomas emocionais, mas não há cura universal. Certas combinações de medicamentos podem trazer efeitos adversos e podem criar dependência, por isso é importante considerar uma série de opções de tratamento. Muitos dos que sofrem de fibromialgia relatam as maiores melhorias no humor e energia depois de usar uma abordagem mais global para o tratamento da depressão.

Eu mesma preciso fazer muitas mudanças para ajudar nas minhas crises.
Nunca, nunca perca a esperança por um amanhã melhor.

Foto: google.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário