Como os médicos descobriram a fibromialgia? Há quanto tempo essa doença é conhecida? Como chegamos a esse nome? Não sei vocês, mas eu sempre tive curiosidade de saber mais sobre a fibromialgia. Após fazer várias pesquisas sobre a dor, encontrei o artigo a seguir, que responde a algumas dessas perguntas. Boa leitura.
A síndrome da fibromialgia é uma condição de dor crônica
generalizada. Existem pontos específicos de desconforto junto com distúrbios do
sono, dores de cabeça, problemas cognitivos, fadiga etc.
É conhecida pela humanidade desde os anos
1800, quando os médicos escreveram sobre uma condição que causa dor, fadiga e distúrbios do sono. Eles a chamaram de reumatismo muscular e não encontraram comprometimento articular.
Fibromialgia linha do tempo
- Em 1824 um médico em Edimburgo descreveu pontos sensíveis.
- Em 1880 um psiquiatra nos Estados Unidos escreveu sobre um grupo de sintomas, incluindo dor generalizada, fadiga e problemas psicológicos. Ele o chamava neurastenia e acreditava que isso fosse resultado do estresse.
- Perto de 1904 Sir William Gowers introduziu o termo fibrosite, significando inflamação da fibra. Ele descreveu os pontos sensíveis ou doloridos entre os pacientes com reumatismo muscular de épocas anteriores. Passou a chamado também de reumatismo crônico e mialgia desde então.
- Em 1913, no British Medical Journal, um médico com o nome de Luff escreveu sobre os sintomas da fibrosite. Ele descobriu que os sintomas pioravam à medida que a pressão do ar baixava e as chuvas chegavam. Este é um fenômeno comum até hoje. Luff falou sobre as variações de temperatura, febres e acidentes de carro também.
- Em 1987 a fibromialgia foi reconhecida pela Associação Médica Americana (AMA) como uma doença incapacitante. Como não havia evidência de inflamação, o termo fibrosite caiu e, em 1976 o termo fibromialgia, que significava dor nas fibras e músculos, substituiu a fibrosite.
- A doença foi relatada claramente por Smythe em 1972 com as descrições da dor generalizada e pontos dolorosos.
- Em 1975 foi realizado o primeiro estudo de eletroencefalograma de sono.
- Um artigo sobre a fibromialgia apareceu no Journal of American Medical Association (JAMA) em 1987, escrito por um médico chamado Goldenberg.
- A ligação entre a fibromialgia e outras condições semelhantes foi proposta em 1984.
- Em 1990 foram publicados os primeiros critérios do American College of Rheumatology.
- Em 1986, os antidepressivos que elevam os níveis cerebrais de serotonina e / ou norepinefrina mostraram ser eficazes no tratamento da fibromialgia.
O diagnóstico desta condição ainda é visto com ceticismo e muitos médicos acreditam que a fibromialgia seja uma doença da moda devido à falta de raio-X ou imagem, bem como a evidência de exame de sangue que comprovem a doença.
Espero ter ajudado os curiosos como eu.
Nunca, nunca perca a esperança por um amanhã melhor.
Fonte Foto: http://www.history.org/

Nenhum comentário:
Postar um comentário